O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Linguagens, Identidades e Subjetividades

por Portal PPGHI
Publicado: 26/07/2017 - 15:35
Última modificação: 01/07/2025 - 10:51

Coordenador: Rodrigo de Freitas Costa

Esta linha de pesquisa integra projetos que, partindo de diferentes recortes temáticos e temporais, interpelam e analisam crítica e interdisciplinarmente as diversas dimensões das relações entre História, linguagens, identidades e subjetividades, considerando os jogos de poder que as configuram e seus múltiplos contornos. Reúne investigações que dizem respeito aos entrecruzamentos que abarcam a História e os campos das linguagens, entendidas como (re)elaborações simbólicas das experiências, organização e classificação de mundo, em suas distintas manifestações e suportes – visualidades, sonoridades e corporeidades. Para tanto, privilegia um enfoque teórico-metodológico que evidencie as problemáticas da produção, reprodução e circulação de sentidos, assim como a das (re)configurações das formas de percepção em meio às contradições, aos conflitos e às resistências aos processos de dominação. A linha também contempla investigações com interesses nas relações entre História e identidades, especialmente nos aspectos associados às fraturas culturais, levando-se em conta a produção, os modos de apropriação e de (re)significações de sentidos e das redes de interdependências que se estabelecem no interior dos arranjos sociais. Nessa perspectiva, abriga pesquisas sobre cinema, música, teatro, tv, jogos digitais, literatura, artes visuais, mídia e outras fontes de contextos específicos, além dos estudos de gênero, das escritas de si, das biografias, das práticas e representações culturais e das narrativas da história que abrangem a invenção e a gestão da memória, do esquecimento e dos patrimônios (material e imaterial).

 

Referências bibliográficas:

AVELAR, Alexandre de Sá e SCHMIDT, Benito Bisso (orgs.). O que pode a biografia. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

BERNARDINO-COSTA, Joaze, MALDONADO-TORRES, Nelson e GROSFOGUEL, Ramon (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica. 2017.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano, v. 1: Artes de fazer. 6. ed. Petrópolis, Vozes, 2001.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.

CHARTIER, Roger. Do palco à página: publicar teatro e ler romances na época moderna – séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição: o olho da História, I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. São Paulo: Paz & Terra, 2020, v. 1-4.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora PUC-Rio, 2010.

HARTOG, François. Memórias de Ulisses: narrativas sobre a fronteira na Grécia Antiga. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

HARTOG, François. Chronos: o Ocidente confrontado ao tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2025.

JABLONKA, Ivan. O terceiro continente: ou a literatura do real. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2024.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora PUC-Rio, 2006.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, v. 10, São Paulo, 1993, p. 7-28.

PARANHOS, Adalberto. Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo”. 1. reimpr. São Paulo: Intermeios/CNPq/Fapemig, 2016.

PARANHOS, Kátia Rodrigues (org.). História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica, Educação & Realidade, v. 20, n. 2 Porto Alegre, jul.-dez. 1995, p. 71-99.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

WILLIAMS, Raymond. Políticas do modernismo: contra os novos conformistas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.