Acontece

Artigo: Negação da ditadura e governamentalidade negacionista no Brasil contemporâneo

Prof. Dr. Alexandre de Sá Avelar
por Portal PPGHI Inhis
Publicado: 13/08/2025 - 08:04
Última modificação: 13/08/2025 - 08:05

Em “Negação da ditadura e governamentalidade negacionista no Brasil contemporâneo", Alexandre de Sá Avelar trabalha, com uma abordagem ensaística, sobre as manifestações do negacionismo político na contemporaneidade e sua contribuição para a constituição do bolsonarismo.
Seu raciocínio é conduzido em torno de duas perspectivas. A primeira é sobre a conversão dos discursos e as práticas negacionistas das extrema direita bolsonarista em "traços de governamentalidade", sendo comparada como um conjunto de procedimentos, cálculos e táticas que produzem uma certa gestão governamental capaz de produzir efeitos de subjetivação que transcendem aqueles gerados pelo simples exercício do poder soberano. Em sequência, Avelar procura, com base em falas negacionistas de Jair Bolsonaro, reconstituir a conversão do negacionismo histórico da ditadura militar como uma questão central para a extrema direita brasileira, especialmente a partir do período de atuação da Comissão Nacional da Verdade.

O artigo faz parte do volume 41 de Varia História e encontre-se disponível online, gratuitamente e em português na plataforma SciELO.

Acesse através do link:
https://doi.org/10.1590/0104-87752025v41e25033